modelo rapido de entrega
Saiba como desenvolver um processo ágil para reabastecimento de lojas
V
elocidade é o nome do jogo no panorama do varejo dos dias atuais. O verdadeiro segredo para ganhar velocidade e aumentar seus giros de estoque é garantir um sistema de reabastecimento bem sucedido e econômico. A rapidez com que os produtos são comprados das prateleiras das lojas depende de uma infinidade de fatores: preferência do consumidor, promoções especiais e reconhecimento da marca, só para citar alguns.
Durante os últimos anos, muitos fabricantes de bens de consumo têm usado cada vez mais o modelo de EDL
(entrega diretamente para as lojas) como alternativa às redes de atacadistas e distribuidores tradicionais. Esse modelo
Como empregar o modelo
Se os seus produtos e a cadeia de suprimentos tiverem os requisitos a seguir, você poderá ser um bom candidato para este modelo:
• O controle das entregas é muito importante para evitar problemas de desvio de produto ou desperdício.
• O modelo precisa considerar o tamanho dos almoxarifados das lojas, que
•
•
•
costumam ser pequenos e não podem estocar excesso de estoque e exigem reabastecimentos frequentes.
O contato direto com os varejistas é um elemento crucial para a satisfação do cliente e, portanto, os motoristas que fazem as entregas intermediam a relação com os varejistas.
Usando o exemplo dos refrigerantes, se os produtos de uma marca de refrigerante não estiverem nas prateleiras do varejista, mas as concorrentes sim, o consumidor irá comprá-las.
A segurança ou o furto de produtos é um problema, especialmente no caso de produtos de alto valor como tabaco, álcool e joias.
56 junho (11)
© IMAM Consultoria - Tel.:2013 5575-1400 - Revista intraLOGÍSTICA
estabelece uma rede em circuito fechado a partir do armazém do fabricante de bens de consumo até as diversas lojas do varejo, fazendo várias paradas antes de retornar ao ponto de origem. A seguir,