Administração
A análise da burocracia por Weber tem um enfoque marcadamente sociológico e se inicia com a discussão dos processos de dominação, ou, em outras palavras, o emprego da autoridade e a probabilidade de haver obediência dentro de um grupo. São os três os tipos puros de autoridade:
a.
Tradicional, Legal, Formal
b.
Racional, Impessoal, Formal
c.
Tradicional, Carismática, Racional
d.
Carismática, Racional, Formal
e.
Racional, Legal, Impessoal
0,8 pontos
PERGUNTA 3
A teoria geral de sistemas foi desenvolvida a partir dos anos 40 pelo biólogo L. Von Bertalanffy, ao procurar um modelo científico explicativo do comportamento de um organismo vivo e rapidamente influenciou o pensamento de gestão da época. Segundo a abordagem sistêmica e a teoria contigencialista, o que significa sistema?
a.
Sistema é um todo complexo ou organizado, um conjunto de partes ou elementos interdependentes que forma um todo. Todo sistema tem um objetivo e todo sistema tem uma natureza orgânica, ou seja, uma mudança em uma das partes provoca alterações em todo o sistema. O ajustamento sistemático é continuo. O primeiro movimento é denominado entropia, tendência a desordem como resultado da alteração de uma ou mais de uma das partes, seguido do próximo movimento, que e a homeostasia, ou seja, a tendência ao equilíbrio.
b.
Os sistemas podem ser de acordo com sua constituição, físicos ou materiais, conceituais ou abstratos, e também podem ser de acordo com sua natureza, fechados ou abertos. Sistemas fechados têm intercambio com o meio ambiente, são herméticos. Um exemplo são as máquinas e equipamentos. Sistemas abertos estabelecem relações com ambiente, e o caso de organismos vivos e organizações.
c.
Os sistemas constituem uma condição normal que organizações e administradores têm que enfrentar, dado que nenhum problema é simples e linear. Quanto mais evolui a sociedade, mais complexos seus problemas. São estruturas simples para