MODELO PRATICA
Como contribuir nos estudos da área das habilidades sociais para crianças portadoras de necessidades especiais.
2. TEMA
Inclusão – Habilidades Sociais – Necessidades Especiais.
3. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Percepção do psicólogo escolar acerca da área das habilidades sociais para crianças portadoras de necessidades especiais.
4. PROBLEMA DE PESQUISA
Qual a percepção dos educadores acerca da inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais?
Como se analisar as habilidades sociais, suas implicações, conseqüências e suas influências, principalmente na educação de crianças especiais?
Qual o significado de habilidades sociais e a sua aplicabilidade prática, explicitando sua importância para o aluno com necessidades especiais e detectando como elas podem ocorrer paralelamente ao aprendizado?
5. JUSTIFICATIVA
Ao aprofundar o estudo sobre as habilidades sociais e compreender como o treinamento dessas habilidades pode contribuir na socialização de crianças especiais, pretende-se esclarecer como o professor faz para interagir o aluno especial e quais as habilidades de que ele se utiliza para desenvolver esta interação com os alunos ditos normais dentro de sala da aula, em momentos de recreação e nas diversas situações promovidas no ambiente escolar. Buscou-se também esclarecer como é feita a articulação entre desenvolvimento social e cognitivo pelos educadores.
Considerando os objetivos do ensino, a promoção de habilidades sociais é indispensável para pessoas com necessidades educacionais especiais, o que também implica em capacitação de professores para isso. (Del Prette e Del Prette, 2006). A educação inclusiva é um projeto que visa, especialmente, proporcionar a convivência com as diferenças entre alunos ditos normais e alunos especiais, logo a aplicação das habilidades sociais torna-se indispensável porque proporcionará um melhor desenvolvimento social para esses alunos.
Para Del Prette e Del Prette (2006), no caso da educação especial, a inclusão de