modelo padr o para a elabora o de TCC 1
NUCLÉO TECNOLÓGICO
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA/ MECÂNICA
PALOMA SAMPAIO CRUZ
JOCELI ZAKRZEWSKI
CONTROLE DE FORÇA EM SISTEMAS ROBÓTICOS E MECATRÔNICOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
São Mateus Do Sul
2015
PALOMA SAMPAIO CRUZ
JOCELI ZAKRZEWSKI
CONTROLE DE FORÇA EM SISTEMAS ROBÓTICOS E MECATRÔNICOS
São Mateus Do Sul 2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 TEMA 3
1.1.1 Delimitação do Tema 3
1.2 PROBLEMAS E PREMISSAS 4
1.3 OBJETIVOS 5
1.3.1 Objetivo Geral 5
1.3.2 Objetivos Específicos 5
1.4 JUSTIFICATIVA 6
1.5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 6
1.6 ESTRUTURA DO TRABALHO 7
1.7 CRONOGRAMA 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
1.1 TEMA
Motor elétrico é a máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica (WEG, 2009, p. 2) e pode ser dividido em motores de corrente alternada (CA), como por exemplo, os motores síncronos, assíncronos e universais, ou em motores de corrente contínua (CC), como os motores a ímã permanente.
Quando os motores são acrescidos de sensores de movimento (posição, velocidade, aceleração, torque, etc.) torna-se possível sua aplicação em sistemas servo-controlados. Neste caso, quanto melhor as características construtivas dos motores, melhor será o seu desempenho no servossistema. É esta categoria de motores a que se chama de servo-motores. Sendo que, cada vez mais a indústria faz o uso da tecnologia do servo motor (Electro Craft Corp, 1973). Os três tipos de servomotores mais utilizados são: de corrente contínua, de corrente alternada síncrono e de corrente alternada assíncronos (PAIXÃO, 2009, p.6).
Muitas aplicações, tais como: elevadores, robôs e carros elétricos, necessitam de sistemas servo acionados, os quais são capazes de operar motores em quatro quadrantes e fornecer torques tanto positivos como torques negativos. Exemplificando, enquanto um elevador está descendo ou um carro elétrico está