Modelo gerencial brasileiro - estratégia aplicada à empresa multinacional no setor metalúrgico
Estratégia Aplicada à Empresa Multinacional no Setor Metalúrgico
Marcelo da Silva Santos (UNESP/BAURU)
Prof. Dr. José de Souza Rodrigues (UNESP/BAURU)
Resumo
A proposta deste trabalho é examinar de maneira crítica o processo decisório em empresa de porte médio com base tecnológica espanhola na fabricação de sistemas aerotérmicos para indústrias de papel e celulose na busca por novos mercados de similar conceito de produto, em foco, produzir equipamentos para usinas de açucar e álcool e indústrias alimentícias. O artigo evidencia análise do mercado atual brasileiro e a movimentação da organização em formular direções para entrada nestes mercados. Como componente de investigação pretende-se avaliar a eficácia das ações gerenciais em função das competências organizacionais em abordagem ao mercado amplamente nacional.
Palavras-chave: Modelo de Gerência; Elaboração de Estratégia; Unidades de Negócio.
1. Introdução
Certamente a economia brasileira vive uma de suas melhores fases. No ano em qual o País consegue acompanhar de perto o desempenho favorável da economia mundial, há aceleração dos setores comerciais e industriais impulsionados pelo investimento externo e o crédito acessível a uma fatia maior da população. Neste ambiente percebemos aumento da procura por produtos que atendam características qualitativas, preços praticáveis e fornecidos em prazos cada vez menores condizendo com velocidade e crescimento de unidades produtivas no País, assim a necessidade de repensar e ou criar estratégias corporativas não poderia ser mais urgente e oportuno.
Em um ambiente de mudanças, estratégias de sucesso tendem a surgir de uma série de decisões, frequentemente iniciadas nos administradores de nível médio, próximos do mercado e da tecnologia (BARWISE et. al. FINANCIAL TIMES, 1999).
Torna-se fundamental mesmo em organizações regionais brasileiras, aquelas não consideradas grandes multinacionais, a avaliação e