Parque nacional das emas
É uma das poucas Unidades de Conservação que apresentam as diversas formas de cerrado dentro do Estado de Goiás, como os campos limpos, campos sujos, veredas e matas ciliares. Além de paisagem característica, a observação de animais típicos do cerrado como tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, ema, anta, veados e outros, são algumas das atrações para os visitantes. Durante o passeio, é interessante descer do carro e andar a pé para observar os bichos de grande ou pequeno portes, os cupinzeiros espalhados por todo o parque, bem como inúmeras espécies de flores.
Objetivos
O Parque Nacional das Emas foi criado pelo Decreto n° 49.874 de 11 de janeiro de 1961, assinado pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek, com o objetivo de proteger uma amostra representativa do bioma Cerrado, em 6 de abril de 1972, o Decreto n° 70.375 define os limites da Unidade de Conservação.
Características
. A denominação de Parque Nacional das Emas é decorrente da presença, na região, de grande quantidade dessas aves (Rhea americana). Podem ser observados, também, uma grande quantidade de cupinzeiros, morada dos cupins, feita de barro, que se eleva do solo a alturas que chegam a ultrapassar um metro, que, em certas épocas do ano, irradiam uma luz fosforescente, de tom azul-esverdeado, produzida pelas larvas dos cupins, o que dá à noite um colorido muito harmonioso. O visitante poderá observar, além da rica vegetação, corredeiras de águas cristalinas, animais como Veados-Campeiros, tamanduá-bandeira, Lobo-Guará, Emas, Araras Canindé, Tucanos, Sucuris e diversas outras espécies.
Localização
DECRETO Nº 70.375, DE 6 DE ABRIL DE 1972.
Art 1º O Parque Nacional das Emas, criado pelo Decreto nº 49.874, de 11 de janeiro de 1961, com uma superfície aproximada de 100.000 hectares (1.000km2), compreende a área situada dentro do seguinte perímetro: começa na cabeceira do Ribeirão Glória (Ponto 1); seguindo pela sua margem direita até sua foz com o