Modelo do Diletto Italiano
IAG – Administração
ADM1451 – Princípios de Marketing
Diletto Gelato Italiano
(Segmentação, Posicionamento e os 4 P’s)
Dario Alves Ferreira
Mat.:1112285-2
Sumário
GELATO DILETTO
“La felicità è um gelato”. Esta frase define perfeitamente bem a marca DILETTO, que produz deliciosos picolés brasileiros com sotaque italiano. O creme gelado de textura aveludada e sabores exóticos, como o de pistache cultivado no sopé do vulcão Etna, virou combinação perfeita para sobremesas chiques, transformando a DILETTO em uma marca badalada, uma tradição que se sente a cada mordida.
A HISTÓRIA
A história da marca DILETTO (delícia, em italiano) começou em 1922 no pequeno vilarejo de Sappada, na região do Vêneto na Itália através das mãos de Vittorio Meneghini Scabin, que teve a idéia de misturar com destreza suco de frutas à neve, colocá-los em um palito e desenvolver uma série de receitas especiais de picolé. O cuidado no preparo e na seleção de ingredientes naturais fazia do DILETTO um picolé delicioso e saudável. O sucesso dos deliciosos picolés durou até o início da Segunda Guerra Mundial quando ele foi obrigado a deixar a Itália e acabou vindo para o Brasil. Décadas se passaram até que seus netos Leandro Scabin, que passou dois anos na Itália desenvolvendo em laboratório a sua versão dos sorvetes artesanais de frutas frescas, e Fábio Meneghini, recuperaram as antigas receitas de família e, juntamente com Fábio Pinheiro, investiram aproximadamente R$ 3 milhões em uma moderna fábrica para reavivar a tradicional marca italiana de sorvetes, agora sob solo brasileiro.
A intenção era juntar as evoluções tecnológicas da indústria às sutilezas do processo artesanal desenvolvido pelo avô em sua terra natal. O aroma e base viriam da Itália, garantindo assim a textura cremosa, além do sabor diferenciado e as frutas das melhores procedências do mundo. No mês de março de 2009, depois de quase