Resenha Descritiva Filosofia Antiga
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA RAÍZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO
O surgimento da filosofia na Grécia antiga
2014
A filosofia surge na Grécia antiga, tendo como ponto inicial o livro Metafísica,produzido por Aristóteles, no qual escreve que Tales de Mileto foi o primeiro filósofo da história. Entretanto o pensamento filosófico já existia antes mesmo do pensador Mileto. Todavia o pioneiro do pensamento filosófico- cientifico foi a cultura grega .
Antecedente ao pensamento filosófico- cientifico encontra-se o pensamento mítico que consiste em explicar a realidade baseado na ficção ou na imaginaçao.Esse pensamento mítico é uma conseqüência de uma tradição social de um grupo de indivíduos, que configurou a visão de mundo que possuíam para explicar fenômenos reais.
O apelo ao sobrenatural, mistério, magia, divindades são elementos essenciais para a criação do mito. Pode-se dizer que existe um paradoxo na forma de aplicar o mito, afinal, para explicar o mundo real recorre-se ao imaginário. E são nesses questionamentos do inexplicável que alguns filósofos tentam explicar o mundo natural de maneira lógica, criando o naturalismo.O naturalismo consiste na idéia de que todas as respostas estariam presentes no próprio mundo, em algum lugar inacessível. Dessa forma a ciência começa a ganhar consistência. Graças a essas contribuições o desenvolvimento cientifico intensifica e da mais forças ao pensamento filosófico- cientifico.
As raízes dos conceitos filosóficos- cientifico constituem-se em 6 partes essenciais: Physis(objeto de investigação baseado no mundo natural) ; Casualidade(conexão casual entre fenômenos naturais,tem caráter regressivo e