Resenha 2 Ra Zes Da Psico
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA RAÍZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO
RESENHA DESCRITIVA DO TERCEIRO CAPÍTULO DO TEXTO
INTRODUÇÃO Á FILOSOFIA MODERNA DE DANILO MARCONDES FRANCHESCO DUARTE OLIVETE 1º PERÍODO, MANHÃ, TURMA A, PSICOLOGIA
Curitiba
2015
Em seu livro Introdução a filosofia moderna, no terceiro capítulo, o autor Danilo Marcondes nos apresenta algumas noções de alguns conceitos relacionados a Grécia antiga, como diálogo e democracia, e nos familiariza com algumas importantes figuras como o filosofo Sócrates e os Sofistas.
Os filósofos da época estavam trazendo a discussão ético-política a tona no campo da filosofia, mudaram o foco de seus estudos de cosmocêntrico para antropocêntrico, afim de fazer o pleno exercício da razão e da democracia. O método é através do discurso (busca pela verdade, pelo conhecimento) que proporciona direitos iguais para ambas as partes, afim de defender seus respectivos pontos de vista, tendo a lógica, as palavras e o diálogo como ferramentas para construir a democracia.
O autor então faz uma introdução aos Sofistas: grupo de filósofos que eram pagos para preparar homens para a vida pública, utilizando como instrumentos pra isso a retórica e a oratória, deixando a busca pela verdade de lado. Eram mal vistos e muito criticados por Sócrates, pois, segundo ele, manipulavam a verdade. Os contemporâneos de Sócrates acreditavam que o único parâmetro válido para solução de problemas que envolviam questões políticas era através opinião.
Sócrates através do diálogo desconstruía os argumentos e discursos de seus interlocutores, afim de construir um conhecimento puro e verdadeiro. Para atingir tal objetivo faz uso da maiêutica e da ironia. A maiêutica conduz o interlocutor a um “parto de idéias”.Segundo ele o conhecimento já está contido no homem, porém é necessário coloca-lo para fora afim de se obter o verdadeiro conhecimento, como