Dilleto
A marca tem como elementos de comunicação palavras e expressões em italiano, buscando recriar com a maior proximidade possível a experiência completa de se tomar um legítimo gelato italiano. Com um slogam que prega que a felicidade é um sorvete, em italiano “la felicità è un gelato” , a comunicação faz jus ao sorvete que pode ser considerado um “investimento” pelos seus consumidores que possuem a percepção desejada pela marca de sofisticação, qualidade e que gera com isso a ideia de produtos saudáveis. Conta com elementos visuais fortes como o urso que aparece numa lambreta, que é uma motocicleta de origem italiana, agregando assim a referencia da origem do sorvete, o urso acaba dando uma dose de humor e simpatia, mas também, ressaltando a ideia do gelado.
A tipografia com traços do Art Noveau, estilo recorrente em um determinado período também na Itália compõem a carga necessária de tradição e delicadeza e toda a comunicação trabalha com esses mesmos códigos visuais.
A história da marca DILETTO começou em 1922 no pequeno vilarejo de Sappada, na região do Vêneto na Itália através das mãos de Vittorio Scabin, que teve a idéia de misturar com destreza suco de frutas à mais pura neve, colocá-los em um palito e desenvolver uma série de receitas especiais de deliciosos picolés. O cuidado no preparo e na seleção de ingredientes naturais fazia do DILETTO um picolé delicioso e saudável. Com uma grande distribuição para a época em uma região de difícil acesso, os picolés se tornaram um enorme sucesso, que durou até o início da Segunda Guerra Mundial quando ele foi obrigado a deixar a Itália e acabou vindo para o Brasil. Décadas se passaram até que seu neto Leandro Scabin, após recuperar as antigas receitas do avô, passou dois anos na Europa desenvolvendo em laboratório uma versão de picolé artesanal cuja estrutura deveria se sustentar no palito, o palito tinha que ser curto, entre outros aspectos. Após inúmeras experiências o produto foi criado