Trabalhos
Autor José Augusto Wanderley : “Quem quer ter sucesso deve estudar e aprender com o sucesso”
1º. As duas formas de se conduzir uma negociação . Um conceito fundamental é que existem duas formas de se conduzir uma negociação que são barganha de propostas e solução de problemas. Se você estiver negociando um apartamento, um carro, uma geladeira ou um guindaste, você pode negociar na base da barganha de propostas. Mas existem situações que só a negociação com base na solução de problemas resolve como foi, por exemplo, a negociação entre o Egito e Israel, para tratar da questão da península do Sinai e que resultou no acordo de Camp David. Mais ainda: no ambiente interno de uma empresa, onde ocorre um número incomensurável de negociações, a barganha de propostas costuma levar ao perde/perde ou a soluções de pior qualidade. O fato é que, embora se fale muito em sinergia nas empresas, só é possível alcançá-la caso haja uma cultura organizacional que privilegie a condução de negociações internas com base na solução de problemas. Sem isto, nada feito.
Existem 3 tipos de vendedores :
tira pedido :
Empurra Produto : O empurra produto é basicamente um barganha de propostas e há situações em que é possível se chegar a bons resultados desta forma.
Tipo de Vendedor Pitibull :
A negociação conduzida na base da Barganha de Propostas : pedir mais do que se espera receber; não aceitar a primeira proposta e ainda fazer cara de quem comeu e não gostou; dizer ao outro que tem que fazer melhor do que isto