Modelo de trabalho no filme monstros s.a
Metodologia Científica
INTRODUÇÃO
Atualmente, as relações entre a ficção e a realidade estão muito próximas. Podemos perceber isso no filme Monstros S.A, que soube demonstrar muito bem como deve ser o funcionamento de uma empresa. Sendo possível aplicar isso na realidade.
DESENVOLVIMENTO
O filme gira em torno de uma fábrica (Monstros S.A) que possui boa infra-estrutura e alta tecnologia em suas instalações e que produz energia para a cidade dos monstros que é um mundo paralelo ao nosso.
Os dois personagens centrais são James Sullivan, típico funcionário que é dedicado a empresa e recebe as “honrarias” de ser o empregado do ano, e Mike Wazowski, ajudante que tem um grande potencial que não é aproveitado pela estrutura da empresa. Os dois trabalham juntos e não questionam o modelo de negócios da empresa. Em referencia a gestão dessa empresa, encontra-se, uma administração rigorosa que exige de seus funcionários experiência, para fazer um serviço bem feito; muito empenho, para atingir metas e qualificação, para fornecer aos seus consumidores a qualidade.
A empresa vive dos “gritos das crianças” que são engarrafados e transformados em um produto (energia) que é vendido para os monstros (consumidores) que vivem na sociedade dos Monstros. O problema maior é que as crianças já não se assustam tanto com os monstros que aparecem durante a noite, fazendo com que haja um esforço enorme para que uma criança se assuste e gere energia. A empresa está em crise e a falência é uma questão de tempo.
Isso faz com que o chefe da empresa busque novos “assustadores” para trabalhar na Monstros S.A, o problema é que, dado o modelo obsoleto de negócios, ele tem problemas em contratar novos funcionários.
Quando os dois personagens centrais percebem que a empresa se encontra em uma enorme crise percebem que é possível ter um novo modelo de negócio muito mais lucrativo. É preciso reformular a empresa e mudar o próprio critério de “funcionário ideal” a fim de que