A criança de 6 anos
Localizada em uma outra dimensão, a Monstros S.A. é a maior fábrica de sustos que existe. A fábrica constrói portais que levam os monstros para os armários das crianças, assim eles podem assustá-las e garantir a energia necessária para a cidade que é abastecida por gritos.
O mais assustador dos empregados é James P. Sullivan (John Goodman), um monstro grande, azul, peludo e com chifres que é conhecido entre os amigos por Sully. Seu assistente e melhor amigo é Mike Wzowski (Billy Cristal) um monstrinho verde, pequenino e de um olho só. Os monstros têm tanto medo das crianças quanto elas deles, pois acreditam que elas são tóxicas. Um dia, Sully entra no quarto de uma garotinha, Boo (Mary Gibbs), e ela acaba saindo do quarto e entrando no mundo dos monstros, os dois então se metem em tremendas confusões para tentar esconder a menina e evitar que sejam expulsos para o mundo real.
Desenvolvimento.
Este filme fantástico é uma narrativa que gira em torno de uma fábrica (monstros S.A), que produz energia para uma cidade de monstros que é um mundo paralelo ao nosso, mais funciona sobre a mesma lógica: matéria-prima: empresa , empresa é produto e sociedade é lucro, todo esse processo envolve funcionários, estrutura administrativa, chefia e estratégia profissional e empresarial, ou seja, temos o nosso mundo representado pelas indústrias monstros S.A.
Os dois personagens centrais são James Sullivan (monstros roxos com chifres ) e Mike (bolinha verde de um olho só ), o primeiro é um típico funcionário dedicado á empresa e recebe as honras de ser o empregado do ano ( bate os recordes de produção) , enquanto o segundo é um ajudante do tipo bajulador. A dupla é muito boa no que faz, mas não questiona o modelo dos negócios da empresa.
O chefão é uma espécie de caranguejo grande chamado de Henry waternoose, que insiste num modelo de negócio que mostra seu evidente limite dada a mudança cultural social das crianças, pois o problema é que as crianças de