MODELO DE TARIFAS
O foco desse estudo analisa a instalação de um grupo Gerador-diesel funcionando no horário de ponta. No Brasil, a energia elétrica tem um custo elevado e nos horários de ponta (três horas consecutivas entre 17h e 22h) , considerados um período crítico em que muitas pessoas utilizam a energia elétrica ao mesmo tempo, as tarifas ( valor a ser cobrado pela prestação de determinados serviços e unida aos impostos determinam os preços ) têm um aumento significativo em seus preços para as classes horo-sazonais ( azul e verde ), ocasionando altas despesas para as indústrias que se enquadram nesta modalidade tarifária de aperfeiçoar o sistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
Modelos de tarifas:
Convencional => A tarifa de consumo de energia elétrica não varia, independentemente das horas de utilização do dia e dos períodos do ano. ( diferente das horossazonais )
Horo-Sazonal Azul => A tarifa de consumo varia de acordo com as horas de utilização do dia e dos períodos do ano; e a tarifa de demanda de potência, de acordo com as horas de utilização do dia.
Horo-Sazonal Verde => A tarifa de consumo varia de acordo com as horas de utilização do dia e dos períodos do ano, mas a tarifa de demanda de potência é única.
A ANEEL ( Agência Nacional de Energia Elétrica ) criou a tarifa horo-sazonal para um aproveitamento melhor e mais racional do fornecimento. São modalidades tarifárias estruturadas para a demanda de potência e consumo de energia elétrica, conforme o horário de utilização durante o dia ( ponta e fora de ponta ) e dos períodos do ano ( seco e úmido ).
As tarifas praticadas no horário de ponta ou no período seco são mais caras que os valores cobrados no horário fora de ponta.
**Horário de ponta = 17:00 às 20:00 – 17:30 às 20:30 – 18:00 às 21:00
**Período Úmido = 5 meses consecutivos de DEZ a ABR
A energia elétrica tem um custo elevado e no horário