Modelo de Relatório Ensaio de Tração
(Tensão-Deformação de Engenharia)
1 – INTRODUÇÃO
No ensaio de tração, um corpo de prova é submetido a um esforço que tende a alongá-lo até à sua ruptura. Para confecção do mesmo é utilizando a normas MB-4 da ABNT, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos. O ensaio é realizado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes, sendo medidas as deformações correspondentes ao longo dos esforços aplicados. Os esforços ou cargas são mensurados na própria máquina. Acontecendo o ensaio até a ruptura do material quando o corpo passa da fase elástica para plástica, as quais são de fácil visualização. No ensaio, obtém-se o gráfico tensão-deformação, na qual é possível analisar o comportamento do material ao longo do ensaio desde o momento inicial até o momento final na qual ocorre a ruptura. A fase elástica, acontece quando o material é submetido a alguns esforços e após o alivio das cargas aplicadas o material tende a voltar ao seu estado normal.
No estado elástico, o material passa da forma plástica para forma elástica, não conseguindo voltar mais a sua forma original, tendo assim uma deformação permanente.
2 – OBJETIVO O ensaio de tração tem como objetivo o estudo da resistência mecânica de um determinado material e a análise do seu comportamento quando submetido à tração. Tendo como resultado final á tração máxima obtida com o material desejado. Assim podendo verificar se o mesmo ira atingir as condições necessárias para a aprovação de um novo projeto.
3 – PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
3.1 – MATERIAIS Para a realização deste ensaio mecânico de teste de tração foi utilizado um corpo de prova aço 1020, com diâmetro médio de 12,75mm e comprimento útil de 50mm.