Modelo de Relatório de PSS
MODELO DE RELATÓRIO A SER UTILIZADO EM PRÁTICAS SOCIAIS E SUBJETIVIDADE
O relatório será entregue na forma de um texto cursivo e articulado, conforme formatação, fonte e espaçamento estipulados no Manual para Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisa do CEPPE (Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação da UNIP). Deverá conter, necessariamente, as seguintes partes: Capa, Introdução, Procedimentos, Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas.
INTRODUÇÃO Na Introdução, o grupo deverá apresentar uma descrição do fenômeno observado, caracterização do contexto, compreensão do fenômeno a partir do discurso veiculado na mídia. PROCEDIMENTOS Nesta parte do relatório, o grupo deve dar informações detalhadas sobre como foi feito o trabalho. Devem descrever como foram realizadas as observações (não é a reprodução dos registros das observações), como realizaram as pesquisas bibliográficas (mídia e teorias), como o material foi encontrado, como foi feita a seleção da literatura pertinente e como foi utilizado. DISCUSSÃO Nesta parte do relatório, o grupo irá elaborar um texto bem articulado e encadeado, no qual apresentará a compreensão do fenômeno observado à luz de uma teoria escolhida. O grupo deverá apresentar de maneira clara os conceitos teóricos necessários ao desenvolvimento de um entendimento sobre o fenômeno.
IMPORTANTE: Atente para o fato de que a cópia literal, sem a citação da fonte bibliográfica, é considerada plágio, sendo uma atitude inaceitável na construção de um texto. Portanto, toda vez que o grupo utilizar a ideia de um autor para elaboração de seu texto, deverá, necessariamente, citar o referido autor no próprio corpo do texto (mencionando o seu sobrenome e o ano de publicação da obra pesquisada). Quando o grupo quiser utilizar um trecho de texto redigido por um autor, deverá, além de citar o sobrenome e ano de publicação da obra, citar, também, o número da página na