Placa Mae
1º semestre
Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Relatório de Placa-mãe
FATEC São Caetano do Sul - Antônio Russo
2015
Índice
1. Objetivo 3
2. Introdução Teórica 3
3. Metodologia 5
4. Resultados e Discussões 5
6. Bibliografia 11
1. Objetivo
Este relatório tem como finalidade abordar uma análise das principais especificações de duas Placas-mãe observadas em laboratório de hardware, sendo elas: GIGABYTE GA-VM900M e POSITIVO POS-VVCN896BD. Por meio deste estudo, torna-se possível absorver e aumentar o conhecimento através das pesquisas, leituras, práticas e discussões.
Por fim, a conclusão deste relatório visa a análise e o entendimento completo sobre placa-mãe feita por todos os integrantes em conjunto, organizada na aula de laboratório e em reuniões fora do horário escolar. Entretanto, o assunto aqui discutido é de grande importância para aprimorar os conhecimentos sobre hardware, para que possa ser realizada uma manutenção mais ampla dos computadores.
2. Introdução Teórica
No coração do computador encontra-se um sistema central que unifica todos os componentes de hardware em uma única peça. Esse sistema é conhecido como placa-mãe. Cada acessório do computador, e também todas as portas e plugues, são conectados ou integrados a ela. Essa unificação de funções em grande escala foi desenvolvida em etapas, em um processo cujo início marcou a invenção da própria placa-mãe.
Também chamada de Placa de CPU, Placa de Sistema ou Motherboard. É a placa de circuito mais importante de um computador. A placa-mãe é um componente de hardware que liga todas as outras peças, fazendo a comunicação entre elas. Nela ficam o processador e a memória. Outras placas do sistema são encaixadas à placa-mãe. Ela possui diversos componentes eletrônicos (circuitos integrados, capacitores, resistores, etc) e entradas especiais para expansão chamados de slots de expansão, para que seja possível conectar