modelo de relatorio
1 INTRODUÇÃO
Todo profissional, no exercício de sua atividade, necessita se comunicar, seja sob a forma escrita ou oral. A elaboração de relatórios de aulas práticas consiste num treinamento de comunicação científica. O enfoque a ser dado a um relatório não é apenas o de responder a um questionário ou escrever aleatoriamente sobre o trabalho realizado; deve, porém, ser encarado como uma comunicação sobre uma atividade prática realizada, dirigida não apenas ao professor, mas a qualquer leitor que se interesse pelo assunto.
Antes de iniciar a elaboração de um relatório, é necessário pensar no assunto a ser relatado, analisar os aspectos importantes que devam ser abordados e planejar uma seqüência lógica de exposição. Com esta análise preliminar estarão sendo definidos os aspectos essenciais do trabalho a serem mencionados.
2 FORMATAÇÃO
O relatório deverá ser digitado em WORD e impresso em folha tamanho A4; com fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; margem superior esquerda 3,0 e inferior direita 2,0; parágrafo justificado.
3 PARTES DO RELATÓRIO
Para as aulas práticas realizadas deverá ser entregue um relatório contendo as seguintes partes:
3.1 CAPA
Na capa deve conter: Local, Nome da Disciplina, Turma, Nome do professor, Título e número da aula prática executada, Identificação dos componentes do grupo e Data.
3.2 CORPO DO RELATÓRIO
3.2.1 Fundamentação Teórica
Breve histórico sobre o processo de que trata o relatório. Situa o leitor sobre o assunto a ser exposto, são os fundamentos teóricos. Pesquise em livros, revistas, jornais, etc., a explicação científica dos fatos e/ou fenômenos que ocorreram durante a atividade prática.
3.2.2 Objetivos
Mostra, de forma clara, a finalidade do referido relatório. Descreve o que se espera com a realização do experimento. Descreva os objetivos gerais (parte onde serão enunciados o propósito e a finalidade do trabalho, mostrando onde se quer chegar