modelo de relatorio
O objetivo principal da aula prática é reconhecer as características de um sistema em equilíbrio químico, assim compreendendo o conceito de constante de equilíbrio, aplicando a lei de châtelier, que quando há perturbação do meio externo em uma solução pode-se ocorrer fatores extremos para altera-la tais como concentração, temperaturas e pressão.
II – INTRODUÇÃO
A observação das reações químicas ao longo do tempo mostra que a rapidez, ou lentidão, com que se produzem varia de uma para outra; entre o inicio e o término de uma reação decorre um intervalo de tempo, mais curto ou mais prolongado, mas não nulo. A duração desse intervalo é extremamente variável segundo varias circunstâncias; algumas reações são tão rápidas que parecem instantâneas enquanto outras se desenvolvem tão lentamente que, a uma observação menos atenta, passam despercebidas. É para caracterizar a maior ou menor rapidez com que se efetua uma reação que se introduz o conceito de velocidade de reação.
A Cinética Química tem por objetivo o estudo da velocidade das reações e dos fatores que podem modificá-la.
A velocidade de reação depende de vários fatores. Alguns dos fatores que influem sobre a velocidade de uma reação são: o estado físico dos reagentes, a temperatura, a pressão, a concentração das substancias em reação, bem como os catalisadores, isto é, substancias que, embora estranhas à reação em si, por mera presença no sistema atuam modificando sua velocidade.
III – MATERIAIS E METODOS
Materiais e reagentes:
> Erlenmeyer;
> Pipeta;
> Cronômetro;
> Pêra;
> Pisseta;
> Banho-maria;
> Acido oxálico;
> Acido sulfúrico;
> Permanganato de potássio;
> Sulfato de manganês;
Procedimento experimental:
1.A) Em um erlenmeyer, pipete 5 mL de solução de acido oxálico 0,25 mol/L e 1 mL de solução de acido sulfúrico 3 mol/L. Prepare um relógio para marcar o tempo (segundos). Acrescente à