modelo de pré-projeto
ALUNA: ELIANA DOS SANTOS AQUINO
Tema: A violência no espaço escolar.
Introdução
A temática proposta, surgiu de um paradoxo constituído pelo par escola / violência. Como pensar em educação em um espaço, onde a violência passa a ser o código na relação entre os agentes na instituição escolar.
A violência no interior da escola se tornou comum nos noticiários jornalísticos e vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Quando falamos em escola, logo pensamos em um espaço acolhedor e seguro, lugar em que confiamos a educação e a formação dos sujeitos de uma sociedade. Atribuímos a ela a tarefa de formação do sujeito, dando-lhes as condições de adquirirem a sua dignidade, respeito e a oportunidade de se tornarem cidadãos críticos e capazes de promover reflexões e questionamentos na sociedade em que vivem. È necessário perguntarmos por que essa prática cresceu e tornou-se ato habitual e que aos poucos vai ficando naturalizados. Práticas estas perigosas e desafiadoras para quem está engajado com a lapidação da educação no espaço escolar, voltados para as possibilidades da construção humana, com o propósito de fazer desse espaço um lugar de formação de indivíduos, onde eles possam ser sujeito de seu tempo e espaço, uma humanidade digna de viver.
Verificou-se principalmente que a violência vem sendo constituídas, principalmente pelo desrespeito, ameaças, agressões físicas e verbais, essa categoria de violência tem provocado conflitos no que diz respeito ao espaço escolar e na sociedade e pode ser tomado como um componente do "mal estar" que atualmente toma conta da profissão docente. Ainda existe o fato da relação professor-aluno que dificulta o processo ensino-aprendizagem e pode também propiciar violência de proporções maiores. Compreende-que a violência escolar como uma profunda crise de identidade pela qual passa a instituição educacional como um todo, e mais especificamente, ela revela a crise