Modelo de planejamento de rh
R: São dependentes da procura estimada do produto, o número e volume de pessoas que o procuram. Este modelo está voltado predominantemente para o nível operacional da organização e é extremamente limitado, porque seduz aspectos quantitativos: quantas pessoas serão necessárias nos vários postos de trabalho para produzir determinada quantidade de produto ou serviço oferecido pela organização.
2º) No modelo baseado em segmentos de cargos é possível projetar níveis futuros analisando que fatores?
R: a previsão se baseará no segmento "vendas" e como este segmento vem se comportando nos últimos tempos. Outros fatores poderiam ser: plano de expansão, volume de produção... Percebe-se, portanto, que o foco continua no operacional.
3º) Quais as duas variáveis que influenciam as futuras substituições dentro da organização, no modelo de substituição de postos chave?
R: Desempenho atual e condições de promovabilidade
4º) Modelo baseado no fluxo de pessoal pode ser utilizado para prever que situações?
R: Trata-se de um modelo vegetativo e conservador, de natureza contábil e quantitativa, adequado para organizações estáveis e sem planos de expansão, nas quais a preocupação é apenas preencher as vagas existentes e dar continuidade ao cotidiano.
5º) “Modelo de planejamento integrado é o modelo mais amplo e abrangente que a organização pode utilizar. Justifique a afirmação . (mínimo 10 linhas)
R: É o modelo mais amplo e abrangente, e leva em conta 4 fatores: volume de produção desejado, mudanças tecnológicas dentro da empresa que alterem a produtividade, condições de oferta e procura do mercado e comportamento dos clientes, e planejamento das carreiras dentro da organização. Isso significa que de certa forma, este modelo integra as informações dos outros, tentando fornecer mais informações ao RH. Assim, o