Modelo de pgrs
ALEXANDRE BRUNELLI, VANESSA TRES, YARA LUIZA.
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos-residencial
TRABALHO DE PROJETOS EM ENGENHARIA AMBIENTAL
CURITIBA 2013
INTRODUÇÃO
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, mais conhecido como PGRS, é de grande importância para a sustentabilidade urbana. Através do PGRS a separação e destinação final dos resíduos podem ser feitas corretamente, evitando que seja enviado um volume maior de resíduo para os aterros sanitários, pois estes devem ser a última opção. Assim, aumentamos a vida útil do resíduo, contribuindo para a economia verde e para uma melhora na qualidade de vida das pessoas, principalmente de grandes cidades. O plano auxilia a empresa a diminuir o custo do manejo dos resíduos gerados, reduzindo os impactos no meio ambiente e desenvolvendo na empresa uma postura socioambiental.
O planejamento do PGRS consiste em duas fases que vão desde a geração dos resíduos até a destinação final. A primeira fase é o diagnóstico, onde são identificados os resíduos gerados na empresa; e a segunda parte é a proposta de gerenciamento de resíduos, que possui as diretrizes necessárias para a implementação do PGRS.
Este enfoque que o PGRS possui, que é diminuir a geração de resíduos, está relacionada com o princípio dos 3 R’s – Reduzir, Reciclar, Reutilizar. Então, quando uma empresa implementa um PGRS, estará contribuindo com o setor de reciclagem, proporcionando a geração de empregos com ganhos para a sociedade, além de ser beneficiada com a redução de custos e com a venda de materiais recicláveis.
O embasamento deste projeto possui as diretrizes estabelecidas em leis nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal, assim possuindo a garantia de que está de acordo com a política pública de geração de resíduos sólidos.
1. OBJETIVO
O objetivo deste plano de gerenciamento de resíduos é orientar os envolvidos no projeto sobre as melhores formas de acondicionamento,