modelo de pauta
Jornal
Data
Dia da Semana
UNIDERP EM AÇÃO
11/03/200?
Quinta-feira
RETRANCA
TIRO/ADAPTADO
Local: Stand de tiro da empresa de segurança Sebival, rua 13 de maio, nº510.
Contato: Joelma Gabriel Vieira (terapeuta ocupacional) idealizadora do projeto “Tiro ao alvo adaptado, uma nova valorização profissional”.
Telefone: 3342 17 71
Entrevistados: Joelma Gabriel (idealizadora do projeto em mato grosso do sul), Yara Yule (educadora física), sargento PM Benedito Santana da Silva (campeão brasileiro de tiro adaptado), Tenente Coronel Veiga (coordenador do projeto pela PM) e o Capitão César Freitas Duarte (treinador de tiro da equipe) e outros integrantes da equipe.
PAUTA
A nossa pauta de hoje é sobre o projeto “Tiro ao Alvo Adaptado, Uma Nova Valorização Profissional”, desenvolvido pela terapeuta ocupacional Joelma Gabriel Vieira em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.
Criado há dois anos e inspirado num projeto da PM carioca, a versão sul mato-grossense tem como proposta resgatar a cidadania e auto-estima de policiais militares, civis, rodoviários federais e corpo de bombeiros, lesionados durante o exercício da profissão. Para se ter uma idéia da gravidade do problema, dados da Secretaria de Justiça e Segurança Pública indicam que desde que o Mato Grosso do Sul foi criado em 1977, quarenta e dois policiais perderam a vida ou foram lesionados durante o trabalho. Os baleamentos respondem pela maioria dos casos registrados.
Estes acidentes geram consequências graves. É o caso do nosso personagem, o sargento da PM Benedito Santana da Silva. Ele ficou paraplégico depois de ter sido baleado numa ação policial há dez anos. Segundo o sargento, ele encontrou uma motivação para continuar a vida depois de ter ingressado na equipe de tiro adaptado de Mato Grosso do Sul. O sargento explica que relutou no começo para fazer parte do projeto, e só depois de algumas sessões sentiu confiança na proposta. Hoje, ele