Modelo de Pauta
1) Cabeçalho: Onde devem estar contidos o nome do redator, a data em que foi elaborada a pauta, a retranca (duas palavras que indiquem o tema da pauta) e a fonte (de onde foram tiradas as informações para a pauta).
2) Tema: Sobre o que se trata a pauta.
3) Histórico/Sinopse: O histórico é o que situa o repórter no cenário da reportagem a ser desenvolvida. Você deverá escrever em poucas linhas (média de 15 linhas) em linguagem jornalística um resumo dos fatos que levaram esse tema a se justificar como assunto de uma pauta jornalística. Esse material é muito importante para situar o repórter e porque poderá ser utilizado por ele para o lide e/ou cabeça da matéria.
4) Enfoque/Encaminhamento/Abordagem: A abordagem é o que marca a individualidade da matéria. Dois jornais podem falar sobre o mesmo assunto, só que sob abordagens diferentes. Num exemplo de acontecimento numa guerra, o repórter de um jornal pode abordar uma explosão como um feito de represália dos povos ocupados. Já outro jornal pode abordar o fato como um acidente. Assim, a pauta deve responder: Qual será o direcionamento a ser dado na matéria, ou seja, com base no histórico exatamente o que o pauteiro quer que seja desenvolvido pelo repórter. Indique para o repórter. Este item é que irá definir as suas sugestões de perguntas.
5) Fontes: Para se obter as informações sobre o tema da matéria é fundamental que o pauteiro apresente as fontes para a reportagem, ou seja, no mínimo 3 (três) as pessoas/instituições que serão entrevistadas pelo repórter. Nesse caso, além do nome e do cargo/função da pessoa, deve constar na pauta o endereço e todos os telefones possíveis para contato.
Imagens
Se tratar-se de uma pauta de telejornal, nesta seção o repórter-cinematográfico tem orientações do que mostrar e sob qual ângulo. Se tratar-se de uma pauta de jornal impresso, esta seção informa o fotógrafo sobre o que fotografar e como.
6) Sugestões de