Modelo de Maturidade de gestão de projetos
Breno Dahyer de Faria - Analista de Suporte do Grupo ARG
Vitor Hugo de Almeida Neves - Engenheiro - Progen
Pós-Graduados em Gestão de Projetos pelo Ietec
Resumo
Este artigo aborda a evolução da Gestão de Projetos Moderna e alguns métodos para medir níveis de maturidade de uma organização. Essa abordagem foca principalmente o gerenciamento de projetos de forma proativa, com visão estratégica e em busca da excelência.
Palavras-Chave
Metodologia, projetos, gerenciamento e maturidade.
Introdução
A maioria das empresas desenvolvem algum grau de maturidade de gestão de projetos. Esta pode ser identificada em setores, em uma unidade inteira, pode manifestar-se no comportamento das pessoas ou na forma pela qual a organização se projeta.
Não há regra referente ao tempo que cada organização atingirá sua maturidade. A percepção da necessidade de Gestão de Projetos é que definirá sua agilidade.
Metodologia
Investir em maturidade tem sido uma preocupação estratégica para algumas organizações.
Primeiramente, deve–se definir o que é maturidade. Maturidade, segundo o Dicionário Aurélio é “estar plenamente desenvolvido; estado em que há amadurecimento, perfeição, excelência”.
A maturidade em Gestão de Projetos é o desenvolvimento de sistemas e processos que são, por natureza, repetitivos e garantem uma alta probabilidade de que cada um deles seja um sucesso.
Segundo Roque Rabechini, desenvolvedor da tese de doutorado pela USP “Competências e Maturidade em Gestão de Projetos: uma perspectiva estruturada” existe em torno de 30 modelos de maturidade em Gestão de Projetos. Desses, cinco são mais conhecidos e utilizados. São eles: - PMMM (Project Management Maturity Model) – PM Solutions: concebido pelo Center for Business Practices leva em consideração nove áreas da gestão de projetos: escopo, integração, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicações, risco e aquisição. A