modelo de historia
Por exemplo:
Os abusos contra os direitos individuais, não reconhecidos, ignoravam limites.
A economia encontrava-se entravada. A felicidade social sufocada. Contra esse estado de coisas surgiram expoentes do pensamento europeu de então, desaguando suas ideias em movimentos de reflexos mundiais, como a
Revolução Industrial, a independência dos Estados Unidos e a Revolução
Francesa. Surgiram os Iluministas (Pedrosa, R. Direito em história).
Introduzido o tema (no caso, as revoluções burguesas) seguem-se as questões que podem se desdobrar em dois ou mais itens. Para evitar confusões a questão deve ser lida com atenção.
a. Iluminismo e Revolução Científica, embora estejam separados por quase um século, têm relação especial entre si e de grande importância para a formação do Direito Contemporâneo. Explique.
O objetivo da questão é explicar a relação (1) entre os dois acontecimentos históricos citados e (2) com o direito atual.
Resposta:
a. (1) A relação entre os dois está no processo de racionalização do conhecimento que fez com que no século XVII ocorresse uma revolução na filosofia (Iluminismo) e nas ciências naturais (Revolução Cientifica). (2) O ressurgimento do conceito de direito natural e o estudo científico das fontes de direito permitiu a substituição dos paradigmas medievais por um sistema racional de direito; base do direito atual.
b. A burguesia, enquanto classe social em ascensão, usou as ideias iluministas para forjar uma teoria que sustentasse juridicamente sua luta.
Em que se baseava tal teoria e qual seu significado?
O sentido da questão é explicar (1) as bases do jusnaturalismo e (2) o seu significado para a luta da burguesia.
Resposta:
b. (1) Na economia e na política, essa teoria era o liberalismo. No direito, o jusnaturalismo. Essa teoria se baseava no racionalismo jurídico. (2) No século XVIII, o poder