Modelo de fichamento
REFERÊNCIA:
CUNHA, M. A., et al. Assistência pré-natal: competências essenciais desempenhadas por enfermeiros. Escola Anna Nery. Rio de Janeiro, v.13, n.1, p.145-153, Jan./Mar. 2009.
OBJETIVO:
Analisar as competências essenciais desenvolvidas, na prática, pelos enfermeiros que atuam na atenção ao pré-natal.
MATERIAL E MÉTODOS:
AMOSTRA
A amostragem aleatória simples foi composta por 13 Centros de Saúde (CSs) e 52 Unidades de Saúde da Família (USFs), de forma a contemplar 50% do total das unidades. Foram sorteados três CSs (25%) e 13 USFs (25%). A seleção se deu da seguinte forma: foram enumerados todos os serviços, dando a cada um deles um número e utilizando uma tabela de números aleatórios; procedeu-se ao sorteio. A amostra final foi constituída por 16 unidades de saúde.
MÉTODOLOGIA
A coleta de dados foi feita através de observação sistemática e não participante do desempenho das atividades desenvolvidas pelos profissionais de enfermagem na atenção pré-natal. As observações, neste estudo, foram realizadas em todas as unidades pesquisadas, no período da manhã ou tarde. No total, foram observadas 61 gestantes.
ANÁLISE ESTATÍSTICA
Os dados foram analisados tendo como parâmetros os documentos que estabelecem as políticas e normas de atenção ao pré-natal, que são: competências essenciais publicadas pela ICM/OMS/OPAS e Manual Técnico de Assistência Pré-Natal publicado pelo MS. Foi utilizada a estatística descritiva para a descrição dos dados, os quais foram apresentados por meio de tabelas de contingências, frequência absoluta e percentual.
RESULTADOS:
A Tabela 1 apresenta a frequência de informações, durante a anamnese, na primeira consulta de pré-natal realizada nos CSs e nas USFs. As informações sobre antecedentes pessoais, obstétricos, a data da última menstruação e idade gestacional foram feitas em 94,12% das consultas, enquanto os antecedentes