modelo de declaração de estagio não obrigatório
“O alimento é um conjunto de significados que vão moldando o comportamento alimentar”.
Na palestra sobre nutrição infantil voltada para os pais que aconteceu na Flavinho & Mel, Patrícia Grantham, nutricionista da escola, falou sobre os cuidados que se deve ter com a alimentação dos pequenos, de como o meio externo influencia o gosto da criança, da família como exemplo e também tirou dúvidas dos pais.
Na alimentação infantil é importante que se dê atenção ao preparo da comida caseira, oferecendo menos comida industrializada, encaixotada e enlatada, que contêm muito sódio, conservantes e acidulantes que são prejudiciais à saúde.
Transição do leite para o alimento
A construção do conhecimento do alimento tem de ser diário. Há de se ter insistência em oferecer um alimento novo à criança, pois tudo nesta fase é novidade. Também é importante observar e respeitar o gosto da criança.
Família e alimentação
O espaço familiar é importante na alimentação infantil. Pois funciona como um espelho para a criança. Também é importante que se mantenha uma rotina no ambiente familiar para que a criança se sinta segura. Desta maneira a aceitação do alimento se torna mais fácil.
Hábitos alimentares
Cada criança tem um hábito alimentar diferente que trás consigo do meio ambiente em que vive – como a família. Na escola ela tem uma rotina com os colegas e em casa ela tem outra rotina.
Negação ao alimento
A negação do alimento faz parte do crescimento infantil. Um personagem infantil ajuda na ludicidade na hora da refeição. Mas lembrando de que não devemos desviar a atenção na hora da refeição, como assistir a televisão, por exemplo. A criança deve interagir com a comida
O comer sozinho
A criança está apta a comer sozinha quando sua coordenação motora está completa. No início do processo comer sozinho, a ajuda de um adulto se faz necessário. Mas é importante deixar a criança experimentar comer sozinha. Mexer na