Modelo de contrato social
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 6º PERÍODO
PROFESSOR: GERALDO MEDEIROS
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
RESENHA SOBRE
FORMAÇÃO POLITICA ECONÔMICA E PSICOSSOCIAL
Vera Lucia M. Silva
Recife 2012
FORMAÇÃO POLITICA ECONÔMICA E PSICOSSOCIAL
AS FORMAÇÕES ECONÔMICAS
As formações econômicas Comunitárias têm como foco de ação diversos projetos e programas desenvolvidos por instituições públicas, ONGs e religiosas atuando na prestação de serviços à população. No entanto, apesar dos diversos esforços cada uma vem agindo de forma própria e independente das demais sem, contudo, conseguir atender eficazmente, as demandas da população na promoção do desenvolvimento humano e social desta comunidade.
No que diz respeito à saúde, MACHADO, PORTO (2003) ressaltam que: “os princípios de construção do SUS desenvolveram-se a luz dessa visão: qualidade de vida e saúde da população não se limita apenas ao sistema de saúde em si, mas depende de como a sociedade se organiza e prioriza suas necessidades. É preciso universalizar a Saúde, descentralizar as ações e abrir a gestão do sistema à participação popular”. Ao meu ver faz-se necessário uma interação maior entre os envolvidos de forma a dar continuidade ao desenvolvimento humano e social.
As formações econômicas Tributárias Mercantis, o mercado internacional tornou-se bastante competitivo, diante disso, somente os mais fortes prevalecem. O que acontece é uma disputa por mercados em âmbito global.
Muitos países, com o intuito de se fortalecer economicamente, unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. A criação de blocos econômicos estreitou as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que compõem um determinado bloco econômico; MERCOSUL, ALCA, UE e outros.
As formações Políticas, foram diversas transformações sofridas ao longo do século XIX no Brasil, como a abolição do