Modelo de Cadeia de Valor aplicado à uma empresa de automação
Ana Bellos
Pedro Goulart
Rodrigo ScheneiderTúlio KempferSão Leopoldo, 26 de Maio de 2014Resumo
Este trabalho apresenta um modelo de cadeia de valor aplicado a uma empresa de automação industrial situada no Rio Grande do Sul. Este modelo foi criado baseado em outro similar aplicado na área de saúde no Brasil. O foco desta cadeia de valor é apresentar os principais processos da empresa, colocando em ênfase as atividades que agregam valor, que geram confiança, credibilidade e qualidade no mercado para a imagem da empresa.
Palavras-chave
Cadeia de valor, saúde e automação.
Introdução
Este trabalho visa a leitura, o estudo e a compreensão do artigo “Cadeia de valor da saúde: um modelo para o sistema de saúde brasileiro”. Escrito por Marcelo Caldeira Pedroso e Ana Maria Malik.
Após a compreensão do artigo escolhemos um caso que se adapte a ele e o aplicamos. No nosso caso a escolha foi a empresa Snap, que atua na área de projetos e instalações de instrumentação e elétrica. Analisando o fluxo de trabalho da empresa conseguimos criar uma cadeia de valor, identificando atividades onde a empresa agrega valor para seus clientes e atividades que geram confiança, credibilidade e qualidade no mercado para a empresa.
O objetivo da criação desta cadeia para a empresa é utilizá-la no futuro para focar nas atividades mais importantes gerando melhorias de processo e se possível eliminar algumas das demais que não são importantes para o cliente ou para a imagem da empresa, eliminando com isto esforços e custos que são gastos hoje.
Revisão teórica
O artigo em questão nos apresenta diversas visões diferentes sobre cadeia de valor da saúde e teve como propósito uma tentativa de aproximação do modelo teórico à realidade brasileira.
Este modelo é formada por seis elos verticais e três horizontais, perfazendo um total de nove. Cada um desses agrega um conjunto de