modelo de atividades
Escolher o tema significa:
a) selecionar um assunto com base no interesse dos pesquisadores
b) estabelecer correlação do tema com o ambiente profissional da habilitação; c) identificar um assunto que mereça ser abordado, por conta de sua relevância, e que tenha condições de ser formulado, delimitado e desenvolvido com os recursos disponíveis.
Critérios a serem considerados:
Tendências, preferências pessoais e profissionais.
O trabalho a ser desenvolvido deverá permitir o aprimoramento da formação profissional, fomentando a qualificação do aluno para o mundo do trabalho. O entusiasmo, a dedicação, a decisão para superar obstáculos dependem do ajustamento do perfil do pesquisador ao tema escolhido. A observância deste aspecto impulsionará o desenvolvimento do trabalho.
Aptidão
Não basta gostar do tema, é preciso ter aptidão, ser capaz de desenvolvê-lo. Aptidão, neste caso, é a base cultural e científica adequada Assuntos de caráter científico exigem correspondentes conhecimentos básicos e específicos.
Tempo
O tempo deve ser um fator a ser considerado. O tempo disponível para realização do trabalho deve ser compatível com o nível de dificuldade do tema selecionado.
Recursos
O fator econômico deve ser ponderado, uma vez que o desenvolvimento de determinadas pesquisas exige a realização de viagens e/ou a aquisição de alguns materiais/equipamentos. É preciso definir o custo e identificar possíveis provedores (patrocinadores). É preciso, ainda, analisar a facilidade de acesso às fontes de pesquisa e a existência ou não de material bibliográfico disponível e atual.
Relevância
O tema deve ser escolhido de maneira que o estudo realizado possa trazer uma contribuição efetiva na solução de algum problema. Deverá contemplar certo grau de inovação, seja na abordagem, seja no produto final.
Trabalho de pesquisa sobre o setor: estágio da tecnologia, mercado, participação na economia nacional, principais