Modelo De Artigo Revis O Da Literatura
PARA XI JEPEX
Ingrid Dinara1, Ronaldo Porto2 e Hermes Gouveia3
Introdução
As operações de E/S são efetuadas por meio de grandes variedades de dispositivos externos, que oferecem meio para troca de dados entre o ambiente externo e o computador. O dispositivo externo é conectado ao computador através de uma conexão de um módulo de E/S. essa conexão é usada para transferência de dados, informações de controle, informações de estado entre um módulo de E/S e o dispositivo externo. Um dispositivo externo conectado a um módulo E/S é frequentemente denominado dispositivo periférico ou simplesmente periférico. Podendo ser classificados com três categorias: dispositivo voltado para comunicação com o usuário, para comunicação com a máquina e comunicação com dispositivos remotos.
De acordo Von Neumann, um computador deve ser capaz de armazenar dados e instruções necessários para a execução de uma tarefa, na memória e no formato binário.
Objetivos
Este artigo tem o objetivo de fornecer os fundamentos da Arquitetura de Computadores, desde os seus modelos primordiais aos modelos mais avançados, especializando-se no estudo da Arquitetura de Von Neumman e de Tannenbaum, entre em alguns artigos que possui abordagem ao respectivo tema.
Metodologia
Sistema de entrada e Saída
Para executar uma função útil, os processadores devem ser capazes de interagir com o mundo externo e os dispositivos além da memória [4].
Sistema de entrada/saída define a arquitetura do relacionamento e comunicação entre todos os componentes do computador, provendo o transporte de informações e os seus métodos. Um dispositivo externo se comunica com o processador por um canal de E/S, utilizado para controlar e acessar o status e dados dos dispositivos chamados comumente de periféricos[5]. Existem 3 principais modelos de entrada/saída[6]: programada, baseada em interrupção e via DMA. Na E/S programada, a verificação do status das operações, isto é, quando iniciar,