Modelo de alfabeto
O respeito pelo aluno também está em atitudes simples, como chamá-lo pelo nome e recebê-lo no portão da entrada.
Ética na escola
O respeito e a solidariedade, princípios éticos, revelam-se nos pequenos gestos do cotidiano, em todos os espaços sociais. O reconhecimento da existência dos outros, na atenção e no acolhimento que damos a eles, proporciona alegria e estimula ações positivas. Na escola, a atitude receptiva de todos aos que fazem parte da comunidade gera benefícios nem sempre percebidos, mas que conduzem a resultados gratificantes, principalmente relacionados ao desempenho dos estudantes.
Ainda que se diga que tem diminuído o interesse pela escola e que a Educação que nela se oferece não vai ao encontro das necessidades e dos desejos dos que a frequentam, para boa parte das famílias e dos alunos esse é um espaço respeitado e em relação ao qual se cria uma expectativa de aprendizagem e crescimento. Em algumas localidades, a escola representa, mesmo, o único lugar em que é possível ter uma experiência cultural e comunitária mais abrangente. Preparar-se para essa vivência constitui quase um ritual: roupa limpa, cadernos bem cuidados, mochila arrumada. Mas os gestores têm para com a escola a mesma preocupação? Será que eles se organizam para receber seu público de modo acolhedor, preocupando-se não apenas com o trabalho relacionado ao conteúdo das disciplinas mas também com gestos e palavras que expressam cuidado e respeito?
Por exemplo, ouvir com atenção as observações que os estudantes fazem e, por vezes, recepcioná-los no portão de entrada ou na porta da sala de aula com um bom dia ou boa tarde. Da mesma forma, tratá-los pelo nome, ficar alerta a mudanças de comportamento e fazer comentários positivos quando eles superam uma dificuldade. Todas essas são atitudes importantes, ainda que possam parecer irrelevantes para alguns educadores, não raro absorvidos pelas múltiplas tarefas diárias.
Gestos,