Modelagem do próprio comportamento, Equivalência de Estímulos, Generalização
De acordo com Baldwin e Baldwin (1986), a auto-modelagem é possível e é realizada através de modelos que imitamos para modelar nosso comportamento. Quando, por exemplo, um professor está reforçando o comportamento de um aluno está servindo de modelo pra ele e quem melhor do que nós mesmos para analisarmos se o nosso comportamento foi realizado bem ou mal? Fontes naturais contribuem para a aprendizagem desse tipo de modelagem, entre eles estão: o auto-reforçamento imediato, o reforçamento positivo de pessoas que observam seu progresso, a fuga de consequências aversivas e a consequência positiva de maior independência no próprio desenvolvimento.
Aproveitando o exemplo da díade aluno-professor, a auto-modelagem é observada no aprendizado gradualmente adquirido durante aulas de violão. O professor reforça o comportamento do aluno que toma o comportamento do professor como modelo a ser seguido e passa a avaliar a si mesmo. Vale ressaltar que, com o tempo, cada vez que notar um progresso nas suas habilidades musicais (devido à indução), se dará um auto-reforçamento e estará sendo realizada a auto-modelagem.
Descreva o conceito de equivalência de estímulos. Em sua resposta, defina e exemplifique as propriedades das relações de equivalência.
De acordo com Albuquerque e Melo (2005) equivalência de estímulos ocorre quando um comportamento operante pode ser controlado por estímulos diferentes e intercambiáveis no controle do comportamento. Essa definição se assemelha com a de generalização mas o que diferencia os dois conceitos é a dimensão física das classes de estímulos, que na generalização é compartilhada e na equivalência apresentam relações arbitrárias entre si.
As propriedades das relações de equivalência ocorrem a partir do treino das discriminações condicionais (o exemplo é a tarefa de ligar números com a quantidade de elementos de 3 conjuntos