Behaviorismo
Behaviorismo radical está associado ao fato de o comportamento ser influenciado por seus efeitos, isso acontece por reforços ou por punição. Skinner argumentava que o comportamento dos indivíduos são influenciadas por forças externas e não internamente segundo explicam algumas teorias. Desta maneira, denomina-lo behaviorismo, para distingui-lo das teorias da aprendizagem que inclui algumas causas internas para o comportamento. Para muitos behavioristas modernos, essa recusa radical de considerar as variáveis intervenientes e desnecessárias impede o desenvolvimento da teoria psicológica.
2) Que observações constituem dados apropriados para uma teoria psicológica cientifica, de acordo com Skinner? Como esses dados diferem dos escores de testes de personalidades ou transcrições de psicoterapias?
Essa abordagem centra-se na virtude e no controle de comportamentos manifestos observáveis. Segundo Skinner os traços de personalidades internos estão interligados as causas do comportamento. Ele argumentava ainda que o processo cientifico na psicologia exigia o abandono do mentalismo, que explica o comportamento em termos de estados mentais.
3) Resuma os princípios básicos de condicionamento operante ou seja, como o reforço a punição e a extinção influenciam o ritmo de respostas?
Há duas maneiras de aumentar a frequência de uma resposta: reforço positivo e reforço negativo e há duas maneiras de diminuir a frequência de uma resposta: punição e extinção. Por vezes um indivíduo pode fazer algo com mais frequência a fim de aumentar os resultados positivos, ou fazer algo com frequência para diminuir os resultados negativos. A punição, está associada a resultados negativos (punitivos ao indivíduo) que por sua vez tende a diminuir executar tais ações que