Modelagem de software
Introdução Modelagem de software é a atividade de construir modelos que expliquem as características ou o comportamento de um software ou de um sistema de software. Na construção do software os modelos podem ser usados na identificação das características e funcionalidades que o software deverá prover (análise de requisitos), e no planejamento de sua construção. Frequentemente a modelagem de software usa algum tipo de notação gráfica e são apoiados pelo uso de ferramentas. A modelagem de software normalmente implica a construção de modelos gráficos que simbolizam os artefatos dos componentes de software utilizados e os seus interrelacionamentos. Uma forma comum de modelagem de programas orientados a objeto é através da linguagem unificada UML.
Conceito A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem para especificação, documentação, visualização e desenvolvimento de sistemas orientados a objetos. Sintetiza os principais métodos existentes, sendo considerada uma das linguagens mais expressivas para modelagem de sistemas orientados a objetos. Por meio de seus diagramas e possível representar sistemas de softwares sob diversas perspectivas de visualização. Facilita a comunicação de todas as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento de um sistema - gerentes, coordenadores, analistas, desenvolvedores - por apresentar um vocabulário de fácil entendimento.
Características ● É apenas uma sintaxe - a UML é apenas uma linguagem. Diz quais os elementos de modelagem, os diagramas disponíveis e as regras a eles associados. Não diz quais os diagramas a criar nem quando. Isso diz respeito à metodologia usada: Rational Unified Process (RUP), Feature Driven Development (FDD), etc.. ● É abrangente - a UML pode ser usada para modelar uma grande variedade
de sistemas e está concebida para poder ser atualizada de modo a satisfazer qualquer requisito de modelagem.
● Independe da linguagem usada - a UML é independente da