As instituições sociais
Resp: A família é considerada fundamento básico e universal por se encontrar em todos os agrupamentos humanos, introduzir um novo ser na sociedade, a família é o único grupo com qual a criança tem contato, através de transmissão de linguagem, costumes, valores, crenças etc. A criança desenvolve a natureza humana, ensinar a agir, conviver com os outros.
No casamento estabelece os fundamentos legais de uma família, mas pode existir família sem casamento, já a procriação raramente é aprovada fora da família. Toda sociedades humanas tem regras para as relações sexuais e a procriação, no Brasil as relações sexuais e a procriação deveriam acontecer após o casamento.
Passo 2: Considere que a família, como instituição social, vem se transformando ao longo do tempo, conforme acontecem as alterações das sociedades e dos indivíduos. Converse com pessoas mais velhas de sua família e busque compreender as diferenças que elas percebem, no presente, em relação ao passado que vivenciaram no tocante às relações familiares. Procure compreender sociologicamente o que elas dizem, isto é, busque atrelar as impressões individuais delas às novas configurações sociais brasileiras.
Resp: Observei que no caso da sexualidade as pessoas só tinham relações só após o casamento, mas se tivesse alguma relação antes e os pais descobrissem, tinham que casar logo. Hoje já não é, mas assim, as pessoas ou jovens fazem o ato sexual, mas cedo sem tantas exigências e precaução, por isso que há tantas mães solteiras e pessoas com doenças sexualmente transmissíveis.
Referente ao casamento, no passado as pessoas casavam e só se separavam após a morte do cônjuge, hoje é diferente o casamento parece um contrato, se der certo fica casado se não se separa.