Engenharia de Software e Modelagem
Modelo orientado á Reuso
O conceito de reutilização de software se baseia na programação modular onde podemos fazer uso de procedimentos, funções e classes pré existentes criados por outros que servirão para que outros literalmente montem suas aplicações finais.
Muitas bibliotecas são oferecidas juntamente com as ferramentas de desenvolvimento para reduzir o tempo e a complexidade de projetos de software, como a Microsoft Foundation Class (MFC) e a Visual Component Library (VCL) do Delphi.
A principal motivação para a reutilização está relacionada ao aumento dos níveis de qualidade e produtividade no desenvolvimento de software.
O aumento da produtividade é resultado de uma redução no tempo de desenvolvimento, evitando a reconstrução de partes do sistema que já existem
A reutilização sempre foi utilizada por outras engenharias. Apenas nos últimos anos é que a engenharia de software começou adotar o reuso como uma abordagem prática no desenvolvimento de software.
A reutilização é o processo de incorporar em um novo produto:
• Código;
• Plano de Teste;
• Conhecimento Geral;
• Especificações de requisitos e projetos.
Na maioria dos projetos de software já ocorre de modo informal algum reuso de software. A abordagem aqui descrita propõe a utilização de componentes previamente desenvolvidos e que podem ser utilizados por vários sistemas da forma que foram confeccionados. Existe uma ampla base de componentes de software reutilizáveis, que podem ser acessados, e com alguma infraestrutura de integração para esses componentes. Este modelo tem a vantagem de reduzir a quantidade de software a ser desenvolvido, portanto de reduzir custos e riscos, permitindo desta forma à entrega mais rápida do software. Contudo, as adequações nos requisitos podem ser inevitáveis e pode resultar em um sistema que não atenda as necessidades do usuário, além de que novas versões dos componentes reutilizáveis podem não estar sob controle da equipe de