Modal Fluvial
Introdução 1
Transporte Fluvial 2
Características do modal Fluvial 3
Transporte Fluvial no Brasil 4
Os Nossos Portos 6
Bacias hidrográficas 6
Bacia Amazônica 7
Bacia do Prata 7
Bacia do São Francisco 7
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo abordar de forma sucinta o que é o transporte fluvial e apresentar suas vantagens e desvantagens existentes no Brasil.
Abordaremos qual é o principal motivo de não ser muito utilizado em nosso país e quais as melhorias que estão sendo implantadas para seu aprimoramento, qual a importância do transporte fluvial, pois se trata de um serviço com muitos aspectos, muitas vantagens, e com isso um bom custo- beneficio para as empresas. O Brasil possui um dos maiores sistemas aquaviários do mundo, contendo 8 Bacias hidrográficas, onde existe movimentação de quase meio milhão de toneladas de cargas. O trabalho, portanto, é composto de temas abrangentes, aspectos notáveis e informações pouco divulgadas, tentando mostrar o que realmente vem a ser esse modal tão importante e se fortalecendo em nosso meio.
Transporte Fluvial
Transporte Fluvial é o tipo de transporte aquaviário realizado nas hidrovias para transporte de pessoas e mercadorias. As hidrovias podem ser rios, lagos e lagoas navegáveis que receberam algum tipo de melhoria, sinalização, balizamento para que um determinado tipo de embarcação possa trafegar com segurança por esta via.
O Transporte Fluvial pode ser utilizado para fins turísticos como a hidrovia Paraná-Tietê que oferece 2.400 km de extensão passando por mais de 80 municípios onde é possível conhecer o caminho percorrido pelos bandeirantes.
As vias fluviais mais importantes mundialmente são: Mississipi, Amazonas, Reno, Sena, Volga, Nilo entre outros.
As hidrovias dos países desenvolvidos são modernas e extremamente desenvolvidas, tornando