Modal ferroviário
Gisele Aline
Flavio Magela Ferreira
Luiz Adriano
Wilson Alves Barbosa Filho
Raissa
Janaína
Helton
História da Ferrovia
A primeira ferrovia teve seu surgimento em 1854 implantada pelo,
Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Souza, desde então foram construídas outras ferrovias que ligavam cidades estratégicas para escoamento de produtos agrícolas.
“No início da construção das ferrovias elas eram o meio de transporte mais utilizado, tendo um custo muito baixo quando utilizado para grandes cargas em longas distâncias, mas com o surgimento das rodovias elas foram deixadas de lado e entraram em decadência.”
Primeira locomotiva (1814)
Locomotivas e Transporte de pessoas
Passageiros
Elétrica
Diesel
Funcionalidade do Modal Ferroviário
O transporte ferroviário é a transferência de pessoas ou bens, entre dois locais geograficamente separados, efetuada por um comboio, automotora ou outro veículo semelhante. O comboio ou seu equivalente circula numa via férrea composta por carris dispostos ao longo de um percurso determinado. Paralelamente, existe um sistema de sinalização e, por vezes, um sistema de eletrificação. A operação é realizada por uma empresa ferroviária, que se compromete a fazer o transporte entre as estações ferroviárias. A potência para o movimento é fornecida por um motor a vapor, diesel ou motor elétrica de transmissão. O transporte ferroviário é o mais seguro dos transportes terrestres.
Principais funções
Transportar grandes volumes, com elevada eficiência energética, principalmente em caso de deslocamento a média e grande distância. Apresenta, ainda, maior segurança, em relação ao modal rodoviário, com menor índice de acidente e menor incidência de furto e roubo. São cargas do modal ferroviário:
Produtos siderúrgicos;
Grãos;
Minério de ferro;
Cimento e cal;
Adubos e fertilizantes;
Derivados de petróleo;
Calcário;
Carvão mineral
Contêineres
Movimentação e armazenagem