Modal ferroviario
01/07/2014
1. Caracteristicas:
O transporte ferroviário é a transferência de pessoas ou bens, entre dois locais geograficamente separados, efetuada por um comboio, automotora ou outro veículo semelhante. O comboio ou seu equivalente circula numa via férrea composta por carris dispostos ao longo de um percurso determinado. Paralelamente, existe um sistema de sinalização e, por vezes, um sistema de electrificação. A operação é realizada por uma empresa ferroviária, que se compromete a fazer o transporte entre as estações ferroviárias. A potência para o movimento é fornecida por um motor a vapor, diesel ou motor eléctrico de transmissão. O transporte ferroviário é o mais seguro dos transportes terrestres.
2. Vantagens e desvantagens: Transporte Ferroviário
Transporte ferroviário é aquele realizado sobre linhas férreas, para transportar pessoas e mercadorias. As mercadorias transportadas neste modal são de baixo valor agregado e em grandes quantidades como: minério, produtos agrícolas, fertilizantes, carvão, derivados de petróleo, etc. (BIT, 2013).
Vantagens Desvantagens
Grande capacidade de cargas Alto custo de implantação
Baixo custo de transporte Transporte lento devido às suas operações de carga e descarga
Adequado para longas distâncias Menor flexibilidade no trajeto, opera até pontos fixos.
Pouco poluente Baixa integração entre estados
3. Valores, custos, viabilidade e capacidade :
A viabilidade da Ferrovia Norte- Sul (FNS), que vai ligar o município de Lucas do Rio Verde (MT), passando por Vilhena a Porto Velho, foi avaliado como ponto crucial numa junção com toda a América Latina. No projeto original, a FNS interliga o município de Lucas do Rio Verde a Vilhena, num trecho de 598 quilômetros, e cujas obras devem iniciar em 2013, com a conclusão prevista para o final de 2017, com investimento previsto em