Portugal na UE
Portugal na União Europeia
Indíce
0. Introdução……………………………………………………………………………...3
1. Resumo…………………………………………………………………………………4
2. Abstract………………………………………………………………………………...5
3. Pós 2ª Guerra Mundial e plano Marshall………………………………………………….6
4. Cronologia da União Europeia………………………………………………………..8
5. Adesão de Portugal…………………………………………………………………...10
6. Conclusão…………………………………………………………………………….15
7. Bibliografia…………………………………………………………………………16
Introdução
O objectivo do nosso trabalho é abordar o tema da questão Europeia, ou seja, não só falar da União dos Países como também se foi benéfico para Portugal a sua adesão.
A União Europeia atravessou no último século duas guerras, a Europa edificou um projecto que, aos poucos, foi capaz de atrair os vizinhos dos membros originais, e depois os vizinhos dos outrora vizinhos, agora convertidos em estados membros, até reunir 27 países do continente.
Para se erguer, a UE atravessou após a 2ª Guerra Mundial, alguns momentos de grande dificuldade, onde com a ajuda dos EUA na elaboração do plano Marshall conseguiu erguer a sua economia e tornar-se uma das maiores potências comerciais do Mundo.
Em 1973 enfrentou ainda uma desaceleração do crescimento despoletada pela crise do petróleo que viria trazer algumas consequências.
Ao longo destes anos travou-se uma luta no sentido de relançar e alargar a comunidade europeia.
Em 1986 assiste-se então á adesão de Portugal à CEE, que mais tarde, com a assinatura do Tratado de Maastrich, a 7 de Fevereiro de 1992 passa a designar-se de União Europeia.
A União Europeia em 1992 era então constituída apenas por 12 Estados membros, sendo que esse número tem vindo a aumentar estando agora em 27
Países totalmente integrados.
Resumo
Na origem da Comunidade está o Tratado de Paris, que institui a Comunidade Europeia