Modal ferroviario
Boa noite
Agradecemos a presença de todos nesta noite e convidamos a participar junto ao Grupo Delta-Log de uma viagem.
Uma viagem aos trilhos da ferrovia brasileira!
Uma viagem da historia da ferrovia brasileira rumo a futuro.
Introdução e historia
A chegada do trem no Brasil, ocorreu por volta de 1854 trazido por Irineu Evangelista de Souza o Barão e Visconde de Mauá .
Que construío a ferrovia que ligava o Porto de Mauá a Fragoso
Esta ferrovia acabou se tornando efetivamente a primeira do Brasil, inaugurada em 30 de abril de 1854, com apenas 14,5 km de extensão
Em uma atitude empreendedora trouxe, modernidade, civilização a uma pais que estava precisando escoar sua produção mais longe.
Ainda mais circulou ideais, transportou famílias, inspirações, pensamentos e intercambio cultural.
TROUXE O PROGRESSO.
1860
Em 1867 foi criada a São Paulo Railway Ltd, a primeira estrada de ferro construída no Estado de São Paulo, destinada a ligar o Porto de Santos com o planalto com o fim de escoar a produção cafeeira do vale do Paraíba. Como a São Paulo Railway, mesmo tendo a concessão, nunca se interessou em prosseguir sua linha além de Jundiaí,[9] um grupo de fazendeiros de café fundou em 1872 uma nova empresa, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro, para construir inicialmente a linha entre Jundiaí e Campinas e daí em direção ao interior.
1870
A garantia oficial de altos juros, privilégios de zonas, e garantias de faixas foram estendidas a quem construísse estradas de ferro. Maiores juros, benefícios e obrigações nas garantias foram se acumulando. A situação agravou-se ainda mais após o Decreto Lei 2.450 de 24 de setembro de 1873, que criou uma subvenção de 30 contos de Réis por quilômetro de via construída. Isto teve um efeito contrário ao esperado, implicando na construção de trechos com curvas em excesso e sem padronização na via permanente, a conseqüência foi a maior