Modal aeroviário
Departamento de Ciências da Administração e Tecnologia
LOGÍSTICA
Modal Aeroviário
2012
1. DEFINIÇÃO
MODAL, em logística, refere-se às propriedades dos veículos e das vias por onde trafegam.
• O modal aéreo refere-se ao transporte de pessoas e/ou mercadorias pelo ar, realizado por empresas de navegação aérea através de aeronaves de vários tipos e tamanhos.
• O transporte aéreo é o mais adequado para mercadorias de alto valor agregado, entregas urgentes e produtos perecíveis.
• Existem vários tipos de transportes aéreos: avião, helicóptero, balão, paraquedas, planador, dirigível, veículo aéreo não tripulado, avião cargueiro e avião inflável.
O foco do nosso trabalho será o transporte feito por aviões já que é o meio mais utilizado para fins comerciais e tem tido uma demanda crescente de usuários.
2. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MODAL AÉREO
2.1 - Vantagens
1) é um dos transportes mais seguros por haver exigências rígidas de controle de tráfego aéreo.
2) trata-se do modal de transporte mais veloz, permitindo uma resposta rápida as demandas dos clientes. A entrega rápida pode ser bom argumento de venda. Ex: velocidade média: 700 - 900 km/h.
3) menor custo de reposição de estoques por parte dos clientes devido a rapidez do atendimento;
4) redução nos custos de embalagens, marcação e despesas de seguro, em virtude do pouco manuseio da carga, a embalagem mais reforçada, já que o manuseio é mais cuidadoso, pois normalmente suas cargas são utilizadas em pallets ou até mesmo em containeres, um procedimento que contribui para a redução de custos e para facilidade do embarque e desembarque.
5) atendimento a praticamente todas as regiões do mundo.
6) o modal aéreo é rápido e adequado para mercadorias urgentes. Ex:transplantes.
7) os