Grandes obras da engenharia - torre eiffel
TORRE EIFFEL
Paula Andreia Barrado - 9627 Luiz Fernando Pereira Diniz - 10069
Ribeirão Preto, 10 de Abril de 2012
1. APRESENTAÇÃO
Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa. Era para ser uma estrutura temporária, mas tomou-se a decisão de não desmontá-la. O Governo da França planejou uma Exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Campo de Marte, no centro de Paris. Centenas de designs foram submetidos ao concurso. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel, famoso por sua habilidade em utilizar ferro forjado - material na época mais barato que o aço - e com o qual ele já havia construído pontes, cúpulas e coberturas. A estrutura metálica que herdaria o seu nome, se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 312 metros de altura (303 sem contar o mastro e as antenas ali instaladas), possuía 7.300 toneladas quando foi construída. Hoje, a Torre Eiffel possui 324 metros, devido uma antena maior instalada em seu topo, e pesa cerca de 10.100 toneladas. Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição Mundial de 1889 expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase foi demolida, mas o seu valor utilitário como antena de transmissão de rádio a salvou.
Cartaz de Inauguração da Exposição Universal de 1889
A torre manteve-se como o monumento mais alto do mundo ao longo de mais de quarenta anos. Foi superada pela inauguração do edifício Empire State em Nova Iorque, por seus 380 metros de altura.
2. HISTÓRICO
2.1. Origem e Construção
No centenário da Revolução Francesa, o país desejava esquecer a guilhotina e projetar para o mundo uma imagem futurista, e na época o ferro era o material da moda. Emile Nouguier e Maurice Koechlin, engenheiros da construtora Eiffel, apresentaram ao proprietário, Gustave Eiffel,