Gustave Eiffel MTA
Alexandre Gustave Eiffel (Dijon, 15 de dezembro de 1832 — Paris, 27 de dezembro de 1923) foi um engenheiro francês que participou da construção da Estátua da Liberdade em Nova Iorque e da Torre Eiffel de Paris. Está sepultado no cemitério de Levallois-Perret. O pai de Eiffel construiu através dos anos uma sólida fortuna pessoal. Gustave Eiffel primeiro estudou no Colégio Sainte-Barbe, um dos mais antigos de Paris. Em 1852, entrou na Escola Central de Paris, uma escola prestigiada de engenharia, também conhecida como Escola Central de Artes e Manufacturas. Terminou os estudos em 1855, formando-se em engenharia química.
Iniciou a sua carreira trabalhando numa empresa belga de construção de caminhos-de-ferro. Em 1856, Eiffel conheceu Charles Nepveu, empresário especialista em construções metálicas. Aos 26 anos, Gustave chefiou o seu primeiro grande trabalho construindo a ponte ferroviária em Bordéus. Na construção, Gustave utilizou pela primeira vez, a técnica de fundação de ar comprimido na execução de estacaria de fundação.
Gustave Eiffel chegou a viver em Portugal, em Barcelinhos, de onde projectou as construções em Portugal que lhe estão associadas.
Pojetos
Já experiente, resolveu fundar a sua própria empresa. Em 1866 adquiriu um ateliê de construção metálica, próximo de Paris.
Destacam-se os projetos:
Galeria das Máquinas para a Exposição Universal de Paris (1867).
Viaduto de Garabit, sobre o rio Truyère, no sul de França, considerada a ponte mais alta do mundo, na sua época, com 120 m de altura.
Cúpula do Observatório de Nice.
Ponte de D. Maria Pia na cidade do Porto (1876).
Ponte dupla de Viana do Castelo em Portugal (1877).
Ponte de Triana em Sevilha, Espanha.
Palácio de Ferro em Luanda, Angola.
Mercado Municipal em Olhão, Portugal.
Ponte Ferroviária em Barcelos, Portugal.
Ponte Rodoviária em Pinhão, Portugal.
Farol de Salinópolis, Brasil.
Farol de São Tomé em Campos dos Goytacazes, Brasil.
Catedral de São Marcos de Arica, Chile.