Modais
OS PRINCIPAIS MODAIS LOGÍSTICOS.
Hoje em dia, o transporte de cargas tornou-se algo necessário em nossa sociedade, afinal de contas, todos comercializam mercadorias em todos os lugares do mundo. E para que esse transporte ocorra de maneira segura e ao mesmo tempo eficaz, se faz necessário o uso de meios de transporte diversos.
São cinco os modais básicos de transporte existentes: MODAL RODOVIÁRIO, MODAL FERROVIÁRIO, MODAL AÉREO, MODAL MARÍTIMO e MODAL DUTOVIÁRIO.
Todos são de extrema importância, cada um apresenta suas vantagens e desvantagens, no entanto, todos não necessários.
Modal Rodoviário: Via estradas de rodagem feitos por meio de carretas e caminhões que atendem pequenas e grandes distancias, esta modalidade é a mais empregada sendo a grande vantagem a flexibilidade por atender a vários lugares sejam eles centros urbanos ou entre estados, pois é possível chegar a todos os cantos, seu custo é considerável, porém varias técnicas são aplicadas para melhor aproveitamento de sua utilização, existentes em vários tipos sendo eles:
VUC’s- Veículos Urbanos de Cargas: Veículo leve muito utilizado para transporte de curta distancia e em locais de grande circulação, a grande vantagem deste modal é a agilidade em transitar por centros urbanos com isso facilita que diversas entregas sejam feitas num mesmo dia, a capacidade deste modal é de aproximadamente 1.500 kg.
VLC – Veículo Leve de Carga: Mesmas características dos VUC’s, mas com uma capacidade de carga superior de aproximadamente 4.500 kg.
Veículo Médio de Carga: Modalidade com capacidade superior na capacidade de cargas, aproximadamente 7.500 kg.
Romeu e Julieta: Formado por dois elementos, um caminhão plataforma de três eixos e um reboque de dois eixos, capacidade de aproximadamente 45.000 kg.
Bi trem: Possuem sete eixos, três do “cavalo” que leva dois semi reboque de dois eixos atrelados entre si, sua capacidade é de aproximadamente 57.000 kg.
Rodo trem