Modais
1. Introdução 4
2. Modal de Transporte (DUTOVIÁRIO) 5
2.1 Breve Histórico 5
2.2 Transporte Dutoviário 6
3. Classificação das dutovias sobre processos relevantes 8
3.1 Materiais constituintes 11
3.2 Processos de construção e montagem de dutos 12
4. A logística aplicada a dutovias: pessoal, transporte e armazenamento de materiais. 13
5. Legislação que rege a implantação e a operação das dutovias 17
6. Conclusão 19
Referências 21
Logística: Modais de Transporte. Disponível em: http://www.infoescola.com/administracao_/logistica-modais-de-transporte/. Acessado em: 15/01/2014, às 15:00. 21
1. Introdução
Neste trabalho vamos fazer uma análise do modal de transporte dutoviário o qual todo transporte deste é realizado por dutos, analisando sempre suas vantagens e desvantagens, seu melhor funcionamento dentro dos meios de transportes para que melhor possamos desenvolver uma tese sobre esse modal.
2. Modal de Transporte (DUTOVIÁRIO)
Simões Filho-Ba
2.1 Breve Histórico
Observa-se que as tubulações já eram conhecidas como meio de transporte para produtos líquidos desde a antiguidade. Podem ser citados os casos de tubulações construídas com bambus na China, com materiais cerâmicos por egípcios e astecas e com chumbo por gregos e romanos.
As primeiras utilizações de condutos voltadas para a indústria foram referentes à coleta e petróleo dos poços produtivos até as estações centrais de produção. A dificuldade encontrada foi transportar o petróleo bruto até as primeiras plantas de processamento e, em seguida, distribuir seus derivados. Como o traçado das ferrovias não passava pelas áreas de produção, a solução mais imediata foi transportar o petróleo bruto em barcos, pelos rios da região.
Com o rápido aumento da produção petrolífera o transporte fluvial também se mostrou ineficiente. A partir daí, imaginou-se, que o petróleo poderia ser levado dos poços aos pontos de embarque através