Modais Logisticos
RODOVIÁRIO
O transporte rodoviário apresenta baixo custo de implantação, exigindo apenas a construção do leito, sendo que os veículos pertencem a terceiros. Trata-se do sistema de transporte mais utilizado no país, apesar de registrar elevado custo operacional e excessivo consumo de óleo diesel. Possui grande flexibilidade operacional, permitindo acessos a pontos isolados. No Brasil algumas rodovias apresentam estado de conservação ruim, aumentando os custos com manutenção dos veículos.
As vantagens é a simplicidade no atendimento das demandas e agilidade no acesso, este tipo de transporte é adequado para curtas e médias distância, e etc. Além das vantagens, temos as desvantagens como o custo de frentes são mais caros, menor capacidade de carga entre os outros modais, etc.
FERROVIÁRIO
O transporte ferroviário possui um custo de implantação elevado, não apenas pela exigência de leitos mais elaborados, como também pela aquisição do material rodante, como locomotivas e vagões. Apresenta baixo custo operacional e pequeno consumo de óleo diesel. O transporte ferroviário é bom para o transporte de mercadorias agrícolas, derivados de petróleo, minérios de ferro, produtos siderúrgicos, fertilizantes, entre outros.
As vantagens são que o transporte ferroviário é adequado para longas distâncias e grandes cargas, e o custo do transporte é menor. Entre as desvantagens estão a necessidade maior de transbordo, e a menor flexibilidade no trajeto, etc.
DUTOVIARIO.
O transporte dutoviario é feito através de tubos (dutos), baseando se na diferença de pressão. Sua utilização privilegia materiais fluidos, tal como gases, líquidos e sólidos granulares. O sistema apresenta elevado custo de implantação e baixo custo operacional.
As vantagens é a alta confiabilidade, pois possui poucas interrupções, e pois é pouco influenciado por fatores meteorológicos. A desvantagem, é que possui pequena flexibilidade, operando apenas em pontos fixos.
MARITIMO
O