Moda
Século XX - 1910
Em 1910 a Europa atravessava um tempo de prosperidade, onde os grandes feitos e os progressos da época era bastante evidentes. Este foi um tempo de luxo, de sofisticação, onde todos demonstrava uma imensa alegria de viver.
No período entre1914 e 1918 chegou então à Europa o primeiro grande conflito a nível mundial, a Primeira Guerra Mundial, que transformou os tempos e obrigou a uma mudança de hábitos radical, tendo em conta o período de luxo, sofisticação e alegria vivido nos anos antes.
Os papeis do Homem e da Mulher alteraram-se assim como as suas funções no dia a dia, devido à constante ausência da figura masculina, que se encontrava no campo de batalha, a mulher teve que assumir assim um papel mais activo na sociedade e ocupar-se dos sectores que anteriormente era maioritariamente dos homens, assim como a área da saúde, dos transportes, da agricultura, da industria, etc.
Devido a estas condições deu-se um impulso para o movimento da emancipação feminina, que se mostrou como essencial durante o período da grande guerra e que depois desta as mulheres não deixaram morrer.
Falando particularmente no nosso tema, verificamos também grandes alterações ao nível da moda neste período de emancipação feminina.
No período de Belle Époque do século XX, período que antecedeu à grande guerra, surgiu um estilista Francês Paul Poiret ( 1879-1944) que revolucionou um pouco a moda da altura, estabelecendo um corte com o que anteriormente se considerava apropriado para esta época.
No que toca à moda feminina, este grande criador excluiu o espartilho do seu guarda-roupa, livrando a mulher do acentuado aperto na zona da cintura, que mais tarde se veio a provar ser prejudicial para a saúde. Este foi abolido essencialmente no período da primeira guerra mundial, pois tornou-se incomodo para as mulheres que trabalhavam arduamente, impossibilitando-lhes muitos dos seus movimentos.
Outra grande marca da moda